sábado, 22 de março de 2008

Nossos Ancentrais

Integrantes do grupo:

-Bárbara Vasconclos
-Bruno Contança
-Isabela Caúzzo
-Jéssica Lopes
-Pedro Passos

Vou mostrar características de algumas etapas da evolução do homem, que são:
  • Australopitecus;
  • Homo habilis;
  • Homo erectus;
  • Homo sapiens sapiens.

Australopitecus:


O nome Australopitecus significa Macaco do Sul, media uns 105 centímetros de altura e era onívero, assim alimentando-se de animais e vegetais. Seu peso variava de 30 a 40 quilos e o local onde viveu, foi na África. Eles não tinham a capacidade de dominar o fogo e nem a crença em enterrar os seus mortos.

Homo habilis:


O nome Homo habilis significa Homem Habilidoso. Ele vivia nômade nas savanas do leste da África, era onívoro (alimentando-se de animais e vegetais), tinham cérebro grande e mãos habilidosas. Pesava de 30 a 40 quilos e tinha em trono de 1 metro de altura. Ele utilizava e confeccionava alguns instrumentos feitos de pedra.



Homo erectus:

O nome Homo erectus siginifica Homem Ereto. Ele dominava o fogo, assim já podendo ter uma estrutura social e vivendo em grupos. Era inteligente, apesar de seu cérebro ser do tamanho do homem moderno e sua altura era de aproximadamente 1,7 metros de altura. Pesava em torno de 60 quilos, eram onívoros (se alimentavam de animais e vegetais) e viveu na África, Europa, Ásia e Oceania.




Homo sapiens sapiens:

O Homo sapiens sapiens é a nossa espécie, que vem evoluindo cada vez mais, assim se tornando o "animal" que está dominando o planeta. Ele vive en todo o Plante Terra, pesa cerca de 70 quilos, mede em torno de 1,7 metros de altura e são onívoros, assim se alimentando de animais e de vegetais. Utilizam ferramentas feitas de metal, ferro, medeira... e foram os primeiros a enterrarem os seus mortos.


Bibliografia

http://www.avph.com.br/australopithecus.htm
http://vitpokorny.files.wordpress.com/2007/10/australopithecus.jpg
http://www.avph.com.br/homohabilis.htm
http://www.avph.com.br/homoerectus.htm
http://www.avph.com.br/homosapiens.htm